sábado, 20 de julho de 2013

Depressão por quê?

"O transtorno depressivo maior é um transtorno psiquiátrico que afeta pessoas de todas as idades. Caracteriza-se pela perda de prazer nas atividades diárias (anedonia), apatia, alterações cognitivas (diminuição da capacidade de raciocinar adequadamente, de se concentrar e/ou de tomar decisões), psicomotoras (lentidão, fadiga e sensação de fraqueza), alterações do sono (mais frequentemente insônia, podendo ocorrer também hipersonolência), alterações do apetite (mais comumente perda do apetite, podendo ocorrer também aumento do apetite), redução do interesse sexual, retraimento social, ideação suicida e prejuízo funcional significativo (como faltar muito ao trabalho ou piorar o desempenho escolar)."

O transtorno depressivo maior diferencia-se do humor "triste"  (Wikipédia)

Ao acordar pra realidade, reconhecer o sistema em que estamos presos, e ver que as chances de mudar são quase nulas, é dificil olhar e falar "eu posso ser feliz assim".

O sentimento mais comum no meu dia-a-dia é Tristeza.

Ela dorme com você, acorda, te acompanha no café, no trabalho, no almoço, no chá das 4 e na faculdade.
Parece ser sua única companhia todos os dias. Quando não estou me distraindo, ela vem e logo me abraça de cara. Acredito ser minha única amiga.

Ideias suicidas vem com um leve som de alívio.

É, estou caminhando em direção à depressão, cada dia é mais um passo. Me pergunto quanto tempo tenho até lá. Ela deve estar lá, de braços abertos, pronta pra acolher mais um em seu colo.

Mudar o rumo até tento, mas qualquer caminho que eu tome, ele sempre levará até ela. Desconhecida, porém, amiga depressão.

Pessoas lhe dizem, "você é jovem, aproveite sua vida, bla bla bla". Acredito que foi azar desenvolver um olhar crítico para a situação que estamos hoje. Desejaria ser ignorante, seguir tendências, ser "normal", pelo menos a chance de felicidade deles está acima do 0%.

"
- O suicídio tanto pode ser afirmação da morte como negação da vida. Tanto faz.
- É mentira. E vou explicar: o suicida é aquele que perdeu tudo, menos a vida."









~nobody
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário